15/01/09

Lulas Recheadas com Puré de Batata


Ontem fiz o jantar!!

Esta semana ainda não tinha feito o jantar apesar do tempo todo que passo na cozinha.

Para quem não sabe eu não tenho máquina de lavar louça e também não gosto de deixar a cozinha desarrumada logo, depois de cada repasto, há que deixar tudo em ordem.

Não me custa, na verdade. Quando escrevo que para mim a cozinha é um prazer é mesmo. Até de lavar, arrumar e organizar o espaço eu gosto.

Mas ontem fiz (quase) tudo, a perfeita fada do lar. Cozinhei as lulas e fiz meio puré. Tive ajuda na parte de mexer o puré.

Ora cá vai

Lulas Recheadas

10 Lulas limpas das quais se reserva os tentáculos e as "barbatanas"; 5 pedacinhos de bacon em tiras finas; 2 cebolas; 1 cenoura; 2 tomate; 1 talo de aipo, azeite, sal, pimenta, caril e oregãos.

Num tacho colocam-se o bacon, a cebola, o tomate e o aipo depois de passarem pela 1.2.3.
Deixa-se refogar. Quando estiver tudo lourinho adiciona-se os tentáculos e as barbatanas das lulas e deixa-se a cozinhar durante +/- 30 minutos mexendo de vez em quando. Tempera-se com sal, Pimenta e caril.

Noutro tacho coloca-se a outra cebola, a cenoura e o tomate às rodelas muito finas. Deixa-se refogar em lume lento.

Quanto o 1.º preparado estiver pronto enchem-se as lulas com o mesmo e fecha-se com um palito. Não encher até cima porque os "sacos" vão encolher.

Depois de cheios deita-se no 2.º tacho. Não precisa de levar àgua porque a água das lulas é suficente para cozinhar.

Deixa-se a cozinha durante +/- 45 minutos ou até as lulas estarem tenras.


Puré de Batata


6 batatas médias, sal, noz moscada, leite e manteiga.

Cozem-se as batatas até que estas fiquem bem moles.

Coloca-se no fundo de um tacho uma noz generosa de manteiga. Coloca-se o passe-vite*sobre o tacho e começa o trabalho de braços de reduzir a batata a puré. Depois de concluído leva-se o tacho ao lume e juntamos o leite que se deve ir adicionando aos poucos. Tempera-se com sal e noz moscada. Pode colocar-se um pouco mais de manteiga. Depois de estar tudo bem ligado e de ter a consistência desejada é só servir.

* Em relação ao passe-vite eu uso um dos passe-vite tradicionais
mas já existem no mercado alguns passe-vite eléctricos que facilitam o trabalho de braço e poupam tempo. Eu continuo a preferir o "velhinho".



Tanto as Lulas como o Puré de ontem foram muito light. Nem sempre faço assim...

1 comentário:

AnaT disse...

E a sobremesa? Dp foi boa? ;o)