07/01/09

Ementa para um picnic.




Ontem, foi para mim um dia especial!

Participo pela primeira vez num blog. E logo um em que o tema é, Cozinha!



Fui convidado pela Filipa.Pessoa por quem tenho grande estima e a quem reconheço,qualidades para se mover,de forma solta e conhecedora numa cozinha.Só digo mais...: _Obrigado Filipa,pela oportunidade que me,dás com o teu convite,de voltar a partilhar uma cozinha contigo.


Foi também um dia especial porque,voltei ontem a mudar de "cozinha" e, vou passar a partilhar com outras pessoas,alguns dos meus segredos e taras na cozinha, da cozinha e para a cozinha.


Sou um pouco "cozinheiro andante".


Aqui, neste espaço,espero deixar, um pouco das minhas experiências prazenteiramente gastronómicas, acumuladas ao longo da vida, também ela feita de muitas Caldeiradas e Papos de Anjo. E tudo mais que ainda virei a cozinhar...


Adiante...


Porque aqui se fala de cozinha, de comer e de prazer... Devo dizer que ontem não cozinhei! Não estava "in the mood"...
Mas,perguntaram-me em tom de gozo, se gostava de comida de hospital... Que raio de pergunta!
Claro que não!, disse eu, Já comi e não gostei!
Perante a minha resposta um convite foi lançado à séria. -Queres comer da minha comida? Vamos fazer um picnic!
Confesso que por breves momentos reflecti na proposta, mas logo pensei que em tempos de crise, é pecado recusar comida, ainda para mais quando é tão generosamente oferecida e, aceitei humildemente agradado.

Fica então aqui o menu, do que pode ser um delicioso, frio, mas soalheiro picnic, no parque de merendas de Monsanto Lisboa. Espaço que eu aconselho vivamente como alternativa a muitos restaurantes da nossa cidade.

Entrada: Rolinhos de Salmão Fumado "e bem fumado" temperados com sumo de lima, pimenta preta, "atenção:-moida na hora"sal e alcaparras.

Prato Principal: Roastbeef, finamente fatiado "quase transparente" temperado com uma só erva. "mágica?". Que me pareceu familiar (Na duvida, pode ser o Alecrim, não aos molhos, picadinho e fresco, ou então o Rosmaninho). Que acompanhamos,com uma saladinha de batata e um pouco de Alface grossamente rasgada com Rúcula.

Pãozinho caseiro com sementes e as belas das azeitonas de Elvas.

O manjar foi regadinho com um tinto Doureense sem pretensão alguma.

Sobremesa: Bolo Brigadeiro (que faz as minhas delícias).

Fica aqui pois, uma ideia para quem vive e trabalha no stress de Lisboa e quer relaxar por uma hora que seja, respirando ar puro, comungando com a Natureza num local dentro da cidade e onde a privacidade de uma refeição ainda é respeitada. Basta um pouco de atrevimento e imaginação.

Até a musica é oferecida com generosidade! Um Pintassilgo,cantava eufórico e desabrido na tentativa de encantar a sua Pintassilga.

Um picnic é uma refeição solene,que pode e deve ser tomada em qualquer sitio e a qualquer hora. Até na cama! O que conta é o espírito.

Bons Guisados amigos!

1 comentário:

Unknown disse...

Já estou com água na boca e ainda é cedinho... Bom Apetite!