04/03/09

Ovos Mole Frade

Este fim-de-semana fiz dois doces que me lembram muito a minha infância. Era vulgar a minha Mãe fazer, no inverno, na época das abóboras.

Ora aqui fica aquele que é o meu doce favorito. É doce, muito doce, mas muiiiiitttooo bom!


Ovos Mole Frade

1Kg de Abóbora
300 ml de água
150g de açucar
5 gemas
1 ovo inteiro
Canela

Corta-se a abóbora em pedacinhos pequenos e vai ao lume com a água e o açúcar durante 40 minutos. Deve ir-se mexendo de vez em quando.
Findos os 40 minutos retiramos do lume e caso a abóbora ainda não esteja totalmente desfeita dá-se um toque com o Passe-Vite.
Deixa-se arrefecer um pouco e vão-se adicionando as 5 gemas e o ovo inteiro, previamente batidos, em fio.
Volta ao lume para engrossar mexendo sempre.
No final coloca-se numa taça, polvilha-se com canela e já está!



Com as claras que sobram faço o Bolo de Claras.


3 comentários:

Manuel disse...

Não digo nada, vou lanchar. Mázinhas!!!!!!!!!!!!!

Telma Ramos disse...

Filipinha este doce também deve ser óptimo e parece-me fácil de fazer...mas não achas que também deve ter umas Caloriazitas!? :)

Idoya Luis disse...

Curioso! Este é um doce como eu gosto e sempre que o como é por uma ocasião especial. A ultima vez que me deliciei com ele comemorava-se um regresso.

Simplesmente delicioso!...
Como diz o ditado... O que é doce nunca amargou!