21/07/09

Bebinca

(A limpar mails encontrei esta receita que me enviaram, uma que nunca fiz mas que eu sei quem adora...)

Ingredientes:
 
6 cardomomos
400 grs de açúcar
3 dl de leite de coco
300 grs de farinha
manteiga q.b.
10 gemas
 
Confecção:
 
Batem-se muito bem o açúcar com as gemas até duplicar de volume.
Junta-se o leite de coco e os cardomomos pisados e bate-se mais um pouco.
Mistura-se a farinha e bate-se muito bem.
Barra-se um forma redonda e lisa com manteiga, deixando uma boa camada no fundo.
Leva-se ao forno para aquecer a forma.
Retira-se a forma do forno e deita-se uma porção do preparado a cobrir o fundo da forma.
Leva-se ao forno para cozer com o lume por cima (gratinador). Quando loura, deita-se nova camada e assim sucessivamente, até as camadas perfazerem 7.
Tenha atenção para não deixar tostar demais as camadas (só alourar). Depois de pronto desenforma-se.
Sirva fria ou morna.
 
fonte: Felicia Sampaio - Editora do Roteiro Gastronómico de Portugal

16 comentários:

Filipa M. disse...

ISTO DEVE SER PARA LÁ DE DELICIOSO!!!!!!!!!!!!!!!!

Me 2.0 disse...

AnaT...

Devias pagar uma multa fortissima por colocares fotos destas online, para meninas com mais de 30 anos e carenciadas de açucar, se torturarem enquanto estão a trabalhar...very bad girl!

Confesso que já comi bebinca, normalmente no restaurante indiano, mas esta foto tem muito mais bom ar do que as ultimas bebincas que comi!

Sim...estou a salivar...é oficial!

Unknown disse...

:o)))

Bem vinda Carrie! Saliva à vontade que nós aqui não nos importamos!

E as fotos sp têm a vantagem de não fazendo (muito) mal ao corpo fazerem bem à vista!

Me 2.0 disse...

Ora nem mais...

Uso essa técnica também com as montras no shopping...ver não é caro e não engorda...mas tortura a alma!!! ai ai ai...

Eu adoro cozinhar! Mas tento ficar-me por prato e não entrar pelos doces a dentro...que é aminha especializadade...modestia à parte...quer dizer..qual modestia...bimbi!!!

Pão de ló de ovar cheio de ovos moles no centro;o melhor bolo de chocolates com centro de mousse; bolo se maçapão e ovos moles...enfim...tudo light...tenho alguns fãs...

Unknown disse...

Agora quem está a salivar sou eu :o)))

(ai outro dia comi uma sobremesa da bimby deliciosa...mascarpone de chocolate, com umas ligeiras alterações, estou à espera que ma enviem por mail...)

Me 2.0 disse...

Mascarpone ainda não experimentei! vou ver se tenho essa receita...mas confirmo a quem necessitar de validação:
A bimbi, faz AS MELHORES sobremesas e sopas!
Ah! E limonada e caipirinha...apesar de eu amar bloody mary's!! :)

Filipa M. disse...

Eu conheço a Bimbi! Eu já comi uma refeição completa feita na Bimbi. Eu reconheço que a Bimbi é muito prática e etc... etc... etc... Mas quem me tira os tachos, as panelas, as frigideiras, as colheres de pau, o baixa e levanta e lume tira-me todo o prazer de cozinhar!

Bimbi, não Obrigado!!

Manuel disse...

Meus Deus que opinar depois de ler a Carrie? Eu também sofro com essa tortura de alma.
Eu tenho uma bela Bimbi que se chama Ilda e não penso trocar por nenhuma outra.

Maga disse...

Quero agradecer por esta receita maravilhosa. Adoro bebinca, aprendi a gostar com uma amiga querida de Goa (esta receita é originária da India), nunca aprendi a fazer e infelizmente ela já faleceu. Só não faço ideia o que será o 1º.ingrediente, mas passarei por cima (se alguém souber, agradecia)Beijocas

Unknown disse...

Saudações gastronómicas Maga!
O cardomomo é essencial para a bebinca... é o que dá o sabor especial. É uma especiaria indiana pode ser encontrado nas lojas (tipo no Martim Moniz) indianas e quase de certeza que já vi no Jumbo à venda!

Nota: A Bebinca é uma sobremesa da culinária indo-portuguesa.

Ni disse...

Ah, que interessante encontrar aqui uma foto tirada por mim e publicada na Wikipédia :)

Unknown disse...

Ni, isto é o que eu chamo uma foto de comer e chorar por mais...

Lita disse...

Exprimente, mas ficou tipo bolo! Gostaria de saber em que parte do modo de fazer e que se mistura a manteiga, porque nos ingredientes diz manteiga q.b mas nao diz quando se mistura na massa. Obrigada

Lita disse...

Exprimentei,mas ficou tipo bolo! Gostaria de saber em que parte do modo de fazer e que se mistura a manteiga, porque nos ingredientes diz manteiga q.b mas nao diz quando se mistura na massa. Obrigada!

Anónimo disse...

Exprimentei,mas ficou tipo bolo! Gostaria de saber em que parte do modo de fazer e que se mistura a manteiga, porque nos ingredientes diz manteiga q.b mas nao diz quando se mistura na massa. Obrigada!

Unknown disse...

Para mais receitas de bebinca ver aqui: http://cozinhadocomendador.blogspot.com/2011/04/bebinca-das-sete-folhas-e-bebinca-de.html